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CRM de Vendas

O que é CRM em marketing? Entenda tudo!

CUBO Suíte
Escrito por CUBO Suíte em 29 de julho de 2024
O que é CRM em marketing? Entenda tudo!

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Como está o conjunto de práticas, estratégias de negócios e ferramentas focadas no relacionamento entre a sua empresa e seus clientes? Algumas coisas não estão alinhadas?

Então você está precisando de um CRM em marketing para te ajudar a gerenciar todo esse processo.
Neste artigo vamos te explicar o conceito e a importância de ter um CRM.

Mas afinal, o que é um CRM em Marketing?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na prática é uma ferramenta que une a gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com o cliente. Seu principal objetivo é oferecer insights para melhorar o relacionamento e reter clientes, como forma de impulsionar o crescimento das vendas. 

Como funciona um CRM Marketing?

O CRM armazena dados dos seus clientes como nome, telefone, endereço, e-mail, entre outros. O sistema também consegue identificar em qual etapa do funil seu cliente está e quando integrado a um ERP pode manter o histórico de compras, valores, negociações realizadas e muito mais.

Ele lista os pontos de contato e interações realizadas por ligações, e-mails, WhatsApp, etc. Portanto, ao unir esses dados você pode agir de forma ativa com seus clientes, oferecendo um atendimento personalizado e assertivo. 

Qual a diferença entre CRM e ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning – traduzindo do inglês, “Planejamento dos Recursos da Empresa”, sendo uma ferramenta de gestão empresarial para automatizar processos dentro da corporação, enquanto que o CRM faz a gestão do relacionamento com o cliente. Tanto uma quanto a outra, você pode utilizar para complementar estratégias da sua empresa.

Quais os benefícios de usar um CRM Marketing na sua empresa?

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O CRM Marketing torna o armazenamento de informações muito mais prático e centralizado, dessa forma é possível alinhar as estratégias de relacionamento com os clientes de forma muito mais assertiva. 

Outro benefício importante é acompanhar a jornada de interação dos clientes, que podem ocorrer por e-mails, ligações, redes sociais, SMS, e muitas outras plataformas. Garantindo assim que todos os membros da equipe de marketing possam analisar os dados e propor melhorias, identificar erros, gargalos, ruídos de comunicação, estratégias não efetivas, etc. 

Ele também oferece a possibilidade de transformar tarefas repetitivas em automáticas, como o disparo de e-mails para uma lista de contatos segmentada. Isso economiza tempo da equipe, melhora a eficiência das campanhas, permitindo que a equipe possa se concentrar em outras atividades. 

Gerar relatórios e analisar dados é fundamental para ações de marketing efetivas, com o CRM é possível monitorar as campanhas, identificar padrões de comportamentos dos clientes e outros dados concretos que auxiliam na tomada de decisões. 

Outro ponto benéfico do CRM é a fidelização de clientes. Pois quando proporcionado uma experiência personalizada, as empresas criam vínculos fortes e duradouros com os clientes aumentando a satisfação deles, contribuindo assim para o crescimento sustentável da empresa. 

CRM em nuvem x local: qual a diferença?

Basicamente a diferença está em como os dados são armazenados e acessados. Enquanto no CRM em nuvem, os dados e o software são hospedados em servidores remotos, acessível pela internet. O CRM local é instalado diretamente nos servidores e computadores da empresa.

O CRM em nuvem oferece flexibilidade e menor custo inicial, já o CRM local proporciona maior controle e personalização. Ao escolher o melhor para a sua empresa, você deve analisar de acordo com as necessidades específicas e das políticas de segurança da sua empresa.

Principais erros para NÃO cometer ao utilizar o CRM marketing

principais-erros-crm

Assim como qualquer outro sistema, o CRM marketing precisa ser alimentado constantemente, por mais que você integre seu site com o sistema e o leads sejam gerados diretamente lá, uma venda nunca vai ser fechada sozinha. Seu time precisa definir uma regra para o preenchimento dos cadastros, movimentação do funil e ter a disciplina para manter esses padrões. 

Outro erro comum é você pedir dados demais, utilizando formulários extensos que pedem muitas informações que às vezes não são utilizadas e fazendo com que afaste as pessoas. Foque no que realmente é importante para qualificar o cliente no primeiro momento. 

Assim como dados demais atrapalham, dados desatualizados também prejudicam suas campanhas. Por isso, é importante que você mantenha a base sempre atualizada, estabeleça um tempo médio de atualização e informe seus clientes sobre sua intenção. Treine sua equipe para confirmar as informações básicas como e-mail, telefone, endereço sempre que o cliente fizer contato. 

Se a falta de comunicação é um problema, pecar pelo excesso também se torna um. Muitas vezes as empresas confundem relacionamento com comunicação excessiva e enviam mensagens genéricas por e-mail, WhatsApp, SMS, insistentemente sem oferecer nenhum valor. Avalie as métricas de taxa de abertura das suas campanhas e fale só com as bases mais engajadas. 

Concluindo, agora que você conhece mais sobre o funcionamento e a importância de ter um CRM marketing, avalie o cenário atual da sua empresa e converse com sua equipe sobre a possibilidade de implantar o sistema na rotina de vocês.

Pois, se for o momento ideal aproveite para conhecer o CUBO, a suíte feita por especialistas em processos de vendas. Simples e intuitiva para equipes comerciais que se preocupam com performance. 

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