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Vendas

Fluxograma de processo de vendas: veja como criar

CUBO Suíte
Escrito por CUBO Suíte em 21 de outubro de 2024
Fluxograma de processo de vendas: veja como criar

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Você já parou para pensar como a criação de um fluxograma de vendas pode melhorar a eficiência e a organização da sua equipe comercial?

Vender é um processo que pode ser complexo, ainda mais dentro de alguns cenários que envolvam diferentes etapas e múltiplos colaboradores. E pra piorar: quando o processo de vendas é feito sem planejamento, levando tudo no “improviso”.

Mas, como vendas = sucesso, é preciso levar esse ponto muito a sério dentro de uma empresa, e para ajudar com isso existem algumas ferramentas. 

É o caso de um fluxograma de processo de vendas, que quando bem elaborado ajuda a visualizar cada passo da jornada de vendas, proporcionando maior clareza, organização e eficiência. O fluxograma de vendas facilita o trabalho da equipe comercial, e também contribui para a padronização do processo e aumento das taxas de conversão.

Mas, como criar um? Neste texto, vamos te ensinar a criar um fluxograma de processo de vendas eficaz que otimiza suas operações comerciais e melhora os resultados.

O que é um fluxograma de processo de vendas?

Arte abstrata feita de formas geométricas 3D

Antes de mais nada, vamos explicar o que é um fluxograma de processo de vendas e a importância que ele tem. Um fluxograma é uma representação visual das etapas que compõem um processo. É como se fosse o “desenho” do processo.

Com isso, ele facilita a visualização de todas as ações necessárias para que o processo de vendas seja concluído com sucesso. Essa ferramenta ajuda a estruturar o processo em uma sequência lógica de atividades, indicando os passos desde a prospecção até o pós-venda.

E essa organização é importante, pois permite que o uso do fluxograma organize o fluxo de atividades da equipe de vendas, permitindo identificar gargalos e oportunidades de melhoria de forma mais fácil e eficaz.

Quais os principais benefícios de criar um fluxograma de vendas?

Se lendo o parágrafo acima você entendeu o que é um fluxograma de vendas, já deve ter se ligado nos muitos benefícios que ele pode oferecer. Vamos ver os principais:

Monitor moderno na mesa elegante

Clareza e organização

Um fluxograma bem estruturado ajuda a equipe de vendas a entender o processo como um todo, eliminando confusões e garantindo que cada colaborador saiba sua função. 

Imagine que ele é como um “mapa”, e a visualização clara do caminho de vendas que o fluxograma oferece faz com que cada etapa se torne mais organizada.

Identificação de gargalos e melhorias

Ao visualizar o processo, é possível detectar em quais etapas o fluxo de vendas pode estar atrasado ou ineficiente, e também como isso afeta as outras etapas. 

Essa facilidade permite que os gestores ou responsáveis pelo setor comercial façam os ajustes necessários para otimizar o desempenho da equipe.

Facilita o treinamento de novos vendedores

Novos colaboradores podem entender rapidamente como o processo funciona, acelerando seu tempo de adaptação. Imagine o quão mais fácil é apresentar os processos para alguém que não os conhece com uma representação mais visual. 

O fluxograma serve como um guia visual que simplifica a curva de aprendizado dos novos membros.

Aumento de produtividade

Juntando todos os tópicos que citamos acima com todas as etapas claras, os vendedores podem se concentrar em suas atividades principais, evitando a perda de tempo com questões operacionais. 

O resultado: mais produtividade geral da equipe e os resultados de vendas.

Ou seja, um fluxograma de processo de vendas bem organizado e desenhado traz benefícios para toda a equipe comercial, permite melhorias com mais facilidade e ajuda até mesmo os novos membros do time!

Criar fluxograma de processo de vendas em 5 passos?

Se você leu até aqui, está querendo botar a mão na massa e criar o seu fluxograma, não é verdade?

Mas fique tranquilo: vamos listar a seguir 5 passos para você criar um fluxograma de processo de vendas para você:

Passo 1: Identifique todas as etapas do processo de vendas

Antes de criar a parte visual, é preciso que você saiba bem qual é o “passo a passo”, ou seja, os detalhes do processo de vendas. 

Liste todas as etapas, desde a prospecção até o fechamento da venda e o acompanhamento pós-venda. Alguns exemplos de etapa são: prospecção, qualificação, apresentação de proposta, negociação, fechamento e pós-venda.

Passo 2: Escolha uma ferramenta para criar o fluxograma

Diversas ferramentas online facilitam a criação de fluxogramas, como Lucidchart, Microsoft Visio, Diagram Creator, Canva e Google Drawings. Escolha aquela que melhor se adequa às suas necessidades e facilidade de uso.

Passo 3: Defina os responsáveis por cada etapa

Uma informação tão importante quanto o “nome” do processo é quem “cuida” dele. Garanta que cada etapa do processo tenha um responsável definido. Isso assegura que todos saibam quem é o ponto de contato em cada fase, evitando confusões e falta de responsabilidade.

Passo 4: Adicione decisões e ramificações

No processo de vendas, decisões podem levar a diferentes caminhos, como quando um cliente aceita ou rejeita uma proposta, ou pede um retorno dali a uma semana. 

Incluir esses pontos de decisão no fluxograma é crucial para visualizar todos os cenários possíveis.

Passo 5: Revise e otimize sempre que possível

O processo de vendas deve ser revisto regularmente, pois o mercado e as condições de vendas estão em constante mudança. 

Revisar o fluxograma garante que ele permaneça alinhado com as metas da empresa. Lembre-se de contar com o feedback dos gestores e de toda a equipe comercial para ter os melhores resultados possíveis com o seu fluxograma de processo de vendas. 

Além disso, também separamos algumas dicas extras:

Simplicidade e clareza: crie um fluxograma fácil de entender, apenas com as informações mais importantes e de forma clara. 

Consistência entre a equipe: todos os vendedores devem seguir o mesmo processo para garantir uniformidade na abordagem e na qualidade do atendimento, proporcionando uma experiência coesa para o cliente.

Automatização de partes do processo: use ferramentas de CRM e automação de vendas para agilizar etapas repetitivas, como o envio de e-mails de follow-up ou a qualificação inicial de leads, liberando os vendedores para atividades mais estratégicas.

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Vender é uma arte, e como você viu nesse texto, um fluxograma de processo de vendas é uma excelente ferramenta para organizar o fluxo de trabalho, melhorar a eficiência da equipe e garantir que cada etapa seja concluída com sucesso. 

Além disso, as ferramentas de CRM – como citamos neste texto – trazem recursos visuais que podem auxiliar na criação desses fluxogramas e também na automação de vários processos dentro do processo de vendas!

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